sábado, 20 de maio de 2017

Eu giro para onde gira o Sol


Girassol é uma planta originária da América do Norte.  Ela  tem a característica de girar o caule, posicionando a flor na direção do sol durante o dia, ou seja, é uma planta heliotrópica. Helianthus annus é o nome científico do girassol, planta que tem o significado de “flor do sol”.
Os índios norte-americanos cultivavam o girassol para alimentação, utilizando os grãos da flor de girassol. Segundo a história, Francisco Pizarro encontrou muitos objetos incas com imagens da flor do girassol moldadas em ouro, fazendo referência ao deus Sol. Tanto para os índios como na tradição que se seguiu, a flor de girassol acabou tendo o significado de felicidade.
A cor amarela da flor de girassol, com tons de laranja em suas pétalas, trouxeram a simbologia do calor, da lealdade, da vitalidade e da lealda, refletindo, assim, toda a energia positiva do sol. Para alguns povos indígenas, o girassol também mostrava altivez, sempre se posicionando de frente com o sol.
A planta girassol pode chegar a 3 metros de altura e, muito além das lendas que a cercam, é utilizada principalmente para a alimentação, produzindo óleo de cozinha, servindo de alimentação aos pássaros e de substrato para ração animal. Também do girassol é produzido o biodiesel, lubrificantes e sabonetes, servindo o caule para a produção de papel, devido à grande presença de fibras.
A beleza da flor de girassol acabou incorporando-a outras finalidades. Acreditando-se que traga boa sorte e fortuna, a tradicional arte japonesa do Feng Shui a adotou para trazer boas vibrações ao ambiente, como se trouxesse o sol para dentro de casa.
O girassol é uma flor que se destaca em qualquer lugar, seja plantado na terra ou em vasos, servindo para decoração de interiores e jardins. Sua beleza a associa ainda à fama, ao sucesso, à longevidade, à nutrição, oferecendo sensação de poder e calor quando vista. Quando se dá de presente uma flor de girassol a qualquer pessoa que está começando um empreendimento, o ato expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna.
Depois de conhecida na Europa, a flor de girassol acabou caindo na crença popular. Sua semente, por exemplo, se deixada ao sol pode curar a infertilidade. Nos países do leste europeu, a semente do girassol na janela de uma mulher grávida pode trazer um filho homem e, na Espanha, possuir 11 girassóis é ter a sorte sempre do lado. Em algumas regiões, a flor de girassol também é um símbolo da Páscoa, representando a ressurreição de Jesus Cristo.
A flor de girassol também atraiu a atenção de pintores, sendo famosa a série de quadros “Os Girassóis”, de Vincent Van Gogh, que os produziu durante sua estadia na cidade de Arles, no sul da França.

Flor de girassol na mitologia grega

Na mitologia grega existe uma lenda relacionada ao heliotrópio, outra flor que acompanha a luz do sol durante o dia, e que acabou se associando ao girassol, embora os gregos não conhecessem essa planta em sua época.
Segundo a lenda que Clítia (também mencionada como Clície), uma ninfa, apaixonou-se pelo o deus do Sol, Hélio que, no entanto, trocou-a por Leucotéia. Clítia parou de se alimentar, ficando cada dia mais fraca e permanecendo sentada onde estava, sem comer nem beber e se alimentando de suas lágrimas. Enquanto Hélio percorria o céu durante o dia, a ninfa não tirava dele os seus olho, percorrendo toda a sua trajetória. Durante a noite, no entanto, virava-se para o chão, continuando a chorar.
Com o passar do tempo, seus pés começaram a se transformar em raízes e sua face transformou-se em uma flor, que continuou seguindo a trajetória do sol. Assim, segundo os antigos gregos, nasceu o heliotrópio, a flor que acompanha o sol.




Nenhum comentário:

Postar um comentário